press to zoom
press to zoom
Suspensão

Através de um conjunto de componentes a suspensão sustenta a carroceria e sua carga, trabalhando também para o conforto, segurança e estabilidade do veículo. Para que essas funções sejam cumpridas de modo eficaz, os componentes do sistema, como amortecedores, molas e braços, entre outros, precisam estar em bom estado de conservação.


Caso os componentes do sistema de suspensão estejam comprometidos, a não substituição deles pode provocar o desgaste dos pneus e comprometer a estabilidade do veículo, prejudicando a sua dirigibilidade e podendo provocar acidentes graves.

 

Na suspensão temos dois itens principais, que são as molas e os amortecedores. Ambos devem ser inspecionados aos 20 mil quilômetros e possivelmente, conforme a recomendação do fabricante, ser trocado com 40 mil quilômetros, ao substituir os amortecedores, é recomendável também trocar o jogo de molas.

 

Para poupar a suspensão do carro, é sempre bom desviar dos buracos quando for possível fazer isso com segurança, ou tentar passar mais devagar sobre eles. Em cidades onde o asfalto tem muitos buracos, a durabilidade e funcionamento destas peças ficam muito comprometidos.